Empresários de Brasília recebem orientações sobre exportação

Trinta e três empresários e profissionais da área de comércio exterior participaram do curso Exportação Passo a Passo, com o consultor Luiz Roberto Oliveira. O encontro ocorreu na quinta-feira, 17 de maio, na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). Durante todo o dia, o grupo teve orientações sobre como estruturar uma empresa para vender a outros países, com informações da documentação necessária e da classificação de mercadorias.

O curso faz parte de uma parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). São atividades de prospecção, capacitação e formação para empresas brasileiras em temas de comércio exterior. Em Brasília, a capacitação é desenvolvida pelo Centro Internacional de Negócios do DF (CIN-DF). Essa foi a segunda vez que o DF recebeu o curso Exportação Passo a Passo – a outra foi em 2016.

Garantias financeiras e precificação foram, segundo o consultor, os pontos com mais dúvidas. “Uma parcela significativa do grupo ainda não exporta, mas está se preparando para isso. Nossa proposta é minimizar as dúvidas e apresentar o máximo de informações para que eles tenham um processo seguro, contínuo e estruturado.”

A quantidade de etapas até que se chegue ao lançamento dos produtos no mercado internacional acendeu uma luz de alerta em Hélio Gonçalves, proprietário da Dominus Ambientes Planejados, em Ceilândia. “É um processo mais complexo do que parece. Vamos ter de estudar mais para evitar problemas no futuro. É tudo viável, mas não podemos cometer erros”, diz. Ele se aproximou do CIN-DF neste ano e participou da comitiva brasiliense que foi à missão prospectiva ao Salão do Móvel de Milão, na Itália, na segunda quinzena de abril.

Para as empresas que já exportam, o curso Exportação Passo a Passo ajuda a revisar os processos já estabelecidos na empresa e a aperfeiçoá-los. Elzilene Machado é gerente de Negócios da MCJ Indústria e Comércio de Cosméticos, no Paranoá, que exporta desde 2016 para a Espanha e para a Costa Rica. “Esses encontros são bons para alinhar conhecimento. Temos sempre algo para aprender. Fiz minhas considerações para refletir sobre os processos na empresa.”

CIN-DF

O Centro Internacional de Negócios do DF atende empresas brasilienses interessadas no processo de internacionalização com consultorias, capacitações e serviços. A proposta é que elas tenham entrada segura e bem-sucedida nos mercados globais, estimulando a competitividade, a ampliação e a diversificação da pauta de exportações do setor industrial do DF. Para outras informações, entre em contato pelo telefone (61) 3362-6122 ou pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br.

Texto: Marcus Fogaça

Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra